
Música é ciência, Música é arte!
Aulas 4 e 5
Capítulo 4: Construção da Gaita Diatônica e Cuidados Especiais
A Gaita Diatônica é um instrumento simples. Ela consiste numa estrutura ou pente de madeira, plástico ou metal, fixo entre duas placas de metal (placa de vozes). Uma placa contém palhetas de sopro e a outra de aspiração, fazendo assim com que cada orifício do pente tenha uma nota soprada e outra aspirada.
Esta estrutura (pente e placas de vozes) é fechada entre duas placas de cobertura, que servem para proteger as palhetas, direcionar o som e facilitar o manuseio do instrumento. As várias partes mencionadas são fixadas por meio de cravos, parafusos ou rebites.
Estrutura física da Gaita
A- Placa de cobertura superior.
B- Placa de vozes superior (notas sopradas).
C- Corpo (ou pente) de madeira, plástico ou metal.
D- Placa de vozes inferior (notas aspiradas).
E- Placa de cobertura inferior.
Cuidados para prolongar a vida de sua Gaita
- Não abra nem desmonte sua Gaita. Diante de qualquer problema, procure um especialista em afinação e manutenção de Gaitas. Evite expor sua gaita ao sol forte. - Sempre que possível, limpe sua Gaita com pano ou lenço umedecido em álcool. - Antes de guardar sua Gaita no estojo, bata-a suavemente contra a palma de sua mão, retirando assim o excesso de saliva. - Após o uso, mantenha sua Gaita no estojo, protegendo-a de poeira. - Proceda sempre à higiene oral antes de usar sua Gaita. Pequenos resíduos de comida, doces ou fumo podem obstruir os orifícios ou bloquear as palhetas de sua Gaita. - Por várias razões, principalmente a higiênica, não empreste sua Gaita.
Capítulo 5: Como Soprar e aspirar somente uma nota na sua Gaita
Existem muitas maneiras de tocar sua Gaita, possibilitando solos com notas simples, em oitavas, solo e acompanhamento, etc.
Mas por enquanto veremos a técnica de notas simples, esta técnica consiste em emitir com clareza as diferentes notas do instrumento perfeitamente individualizadas, para isto devemos utilizar três embocaduras distintas.
A palavra embocadura é um termo musical derivado do Francês, usada para descrever o posicionamento apropriado dos lábios quando se toca um instrumento de sopro.
Veja a seguir as 3 embocaduras usadas para soprar e aspirar somente uma nota na sua gaita :
-
Técnica de sopro de bico ( lipping )
Para aplicar esta técnica, devemos unir os lábios como para assobiar , figura ( 1 ) e nesta posição coloca-los sobre cada um dos orifícios da Gaita, soprando e aspirando cada nota individualizada. Evite contrair os lábios, figura ( 2 ), pois desta forma eles irão se cansar rapidamente e seu sopro sairá muito fraco.
|
|
Repare na figura ( 3 ) a embocadura contraida, típica dos iniciantes. Os lábios estão forçados para fora, tornando a embocadura muito tensa, deste modo o fluxo de ar irá se reduzir e formará um Bend involuntário.
Este erro fica bem claro no orificio 2 aspirado, para resolver este problema tente inclinar a gaita 45 graus para baixo, figura ( 4 ) e relaxe seus lábios. Repare que inclinando sua gaita, automaticamente seu lábio superior cobrirá uma área maior , produzindo assim um som mais alto e claro do que quando esta contraido.
Outra dica é usar um espelho para verificar a inclinação exata da gaita.
Visão frontal
Figura 3
Visão lateral
Figura 3
Figura 4
-
Técnica de notas cobertas ( tongue blocking )
Para aplicar esta técnica, devemos adaptar os lábios sobre a Gaita cobrindo dois ou três orifícios, que soprados ou aspirados, soarão como um acorde. Em seguida colocamos a língua voltada para o lado esquerdo da cavidade bucal e apoiamos sobre o instrumento, de modo que cubra dois ou três orifícios, cujas notas não deverão ser tocadas, deixando aberto apenas o orifício da extremidade direita, para que a nota, soprada ou aspirada, soe individualmente.
A técnica de notas cobertas ou tongue blocking é muito importante, pois dela derivam outras maneiras para a exploração dos sons na Gaita. Maneiras estas que veremos com mais atenção nos próximos capítulos.
-
Técnica de língua curva ( U blocking )
Esta técnica é parecida com a de tongue blocking. Cobriremos 3 orifícios da Gaita, porém a língua será colocada em forma de U, figura ( 6 ) e apoiada sobre o instrumento, bloqueando assim os 2 orifícios das extremidades direita e esquerda. Dessa maneira, o orifício central soará livre e individualmente.
Esta técnica é, sem dúvida, a mais difícil de ser executada, pois, somente 50% a 70 % da população mundial, aproximadamente, possuem a capacidade de "dobrar" a lingua em forma de "U". O restante, simplesmente não consegue, não importando o quanto eles tentem e pratiquem.
Caso você consiga dobrar sua lingua desta forma, tente tocar desta maneira, pois assim podera realizar articulações percursivas com a lingua semelhantes ao Tongue Blocking e ainda mover a lingua para os lados selecionando o orificio desejado sem nenhum ou muito pouco movimento da cabeça em relação a Gaita.